Buscar
  • Renata Serrano

Você sabe o que é uva autóctone?

Autóctone é uma palavra originária do grego e significa “natural do país”. São uvas que simbolizam determinado país ou região produtora, por isso são chamadas também de uvas nativas.

A Cabernet Sauvignon, por exemplo, é de origem francesa (região de Bordeaux), mas há vinhos feitos com ela em qualquer país vinícola. O mesmo acontece com a Merlot e Chardonnay, por exemplo.


Portugal tem grande riqueza de uvas autóctones e faz disso sua principal bandeira no mundo do vinho. Como exemplos em Portugal temos Baga, na Bairrada, Touriga Nacional, Tinta Roriz e Touriga Franca, no Douro, Aragonez e Alfrocheiro no Alentejo, entre muitos outros.

Já na Itália, terra onde nasceu a diversidade do vinho junto com o Império Romano, regiões típicas como a Sangiovese na Toscana, Nebbiolo, Barbera Dolcetto no Piemonte, Corvina, Molinara, Veronese e Prosecco no Veneto. A uva Aglianico produz vinhos de altíssima qualidade e é mais encontrada nas regiões de Basilicata e Campania, sul da Itália.

Na França, o destaque fica para as regiões de Cabernet Franc e a Sauvignon Blanc no Vale do Loire, Chardonnay e Pinot Noir na Borgonha, Gewürztraminer e Tocai na Alsácia, Malbec em Cahors, Tannat no Madiran, Petit Manseng e Gros Manseng no Jurançon, Syrah, Grenache e Mourvèdre no Rhône.

Na Espanha, há uma curiosa troca de nome entre regiões, podendo se chamar Tinto Fino, Tinta de Toro, Ull de Liebre. As tradicionais Cavas, espumantes de grande qualidade, são produzidos com as variedades Macabeo e Parelleda.

Na Argentina temos a Malbec, como tinta e a Torrontés como branca sendo as mais representativas do país.

Mais algumas uvas autóctones e suas regiões:


Chile = Carménère Argentina = Malbec Uruguai = Tannat Espanha = Tempranillo Austrália = Syrah ou Shiraz EUA = Zinfandel Alemanha = Riesling Itália = Várias (Negroamaro, Nero D'ávola, Barbera, etc.) ou pelo vinho (Chianti, Barolo, Brunello, etc.) Portugal = Trincadeira, Touriga Nacional, Vinhos Verdes, etc. África do Sul = Pinotage Brasil = Merlot França = Todas!!


Agora que você sabe um pouco mais sobre as uvas características de cada país, que tal programar sua próxima viagem e conhece-las pessoalmente?


O Enoturismo te proporciona momentos incríveis e é um mundo de aprendizado. Cultive esta ideia!!

Consulte os roteiros da Barbarela Turismo especialmente elaborados para os amantes do vinho.

https://www.barbarelaturismo.com.br


Acompanhe os posts da “Rota dos Vinhos” e se prepare para conhecer um pouco mais sobre Enoturismo, Gastronomia e muitas dicas.

Temos também nosso canal no Youtube - Rota dos Vinhos Enoturismo

SE INSCREVA NO NOSSO CANAL E SAIBA TUDO SOBRE ENOTURISMO, GASTRONOMIA E MUITAS DICAS DE VINHO


Até a próxima!!! Renata Serrano Barbarela Turismo – uma agência de viagem especializada em Enoturismo Contatos: renata@barbarelaturismo.com.br Fones: (19) 3826-3440 e 98154-9440

25 visualizações

Rota dos Vinhos com Renata Serrano

  • Facebook
  • Instagram