top of page

Vinícola Guaspari

Eu sei que sou suspeita pra falar de passeios em vinícolas, mas a cada dia me apaixono mais por este tipo de atividade. Conhecer vinícolas novas, sua história, suas instalações, seus vinhos é realmente gratificante demais pra mim. Não é a toa que voltei o segmento da minha agência de viagens para o Enoturismo (amo viajar e amo vinho).



E se engana quem pensa que para degustar vinhos ótimos precisa sair do país. Europa, Argentina, Chile são destinos bem procurados para os amantes de vinho, mas aqui no Brasil estamos extremamente competitivos tanto no quesito vinho e espumantes como nos passeios que as vinícolas oferecem. Imagina conhecer também as vinícolas dos Estados Unidos, África do Sul, Austrália....meu Deus, pra todo lado que se olha você vai encontrar um lugar maravilhoso e diferente pra degustar um bom vinho, ainda bem!!!


Aí você descobre que bem pertinho de você, pertinho mesmo (1h 30 minutos de carro), está uma vinícola com vinhos premiadíssimos. Estou falando da Vinícola Guaspari, localizada em Espírito Santo do Pinhal, que tive o prazer de conhecer.

Quando falo dos vinhos premiados, posso citar aqui o Syrah Vista da Serra 2012 que recebeu medalha de prata na 9ª edição da Competição Internacional Syrah du Monde 2015, organizada pela Associação Fórum D'Enologie, na França. Em abril de 2016, o vinho foi premiado com medalha de bronze pelo concurso Decanter World Wine Awards 2016.

O vinho Syrah Vista do Chá 2012 recebeu a medalha de ouro no concurso Decanter World Wine Awards 2016. Pontuação: 95 pontos. O Guaspari Sauvignon Blanc 2013 recebeu medalha de recomendação no concurso Decanter World Wine Awards 2016. E por aí vai.

A Guaspari inicia em 2006 com a plantação das primeiras parreiras e já em 2008 com a construção da vinícola. Seus primeiros vinhos são lançados no mercado em 2014. Hoje são 50 hectares de vinhedos próprios a partir dos quais todo o vinho é produzido.



Quando você conhece o local onde estes vinhos são produzidos, sabe a história deles e os degusta aí sim sua vida tem sentido, pelo menos a minha.

Após fazer a visitação nas plantações em uma boleia de caminhão, acompanhada de um dos enólogos da vinícola, e visitar todas as instalações, você vai para uma sala de degustação muito bem organizada e equipada e aí sim começa a brincadeira. Degustamos 04 rótulos excelentes e confesso que adorei o Chardonay.






A Guaspari conta ainda com plantação de oliveiras e macadamia, mas estes não degustamos, infelizmente.


A Barbarela Turismo organiza passeios exclusivos para os interessados em conhecer tudo sobre esta belíssima vinícola.


Consulte os roteiros da Barbarela Turismo especialmente elaborados para os amantes do vinho.


Barbarela Turismo – uma agência de viagem especializada em Enoturismo

135 visualizações0 comentário
bottom of page