top of page

Vamos conhecer a região da Bairrada

Hoje vamos percorrer a região da Bairrada com seus incríveis vinhos e o famoso leitão.

Pela manhã saímos com destino a Anadia pra conhecer a Rota da Bairrada. O Município de Anadia localiza-se na faixa noroeste da Região Centro, dentro do distrito de Aveiro, pertence à zona do Baixo-Vouga e ainda à sub-região da Bairrada.

Eu confesso que fico perdidona nestas denominações de Portugal mas quem se importa com isso quando o assunto é vinho, né?

Mas pra esclarecer melhor.....aproveita e dá um look nas belíssimas louças

Cidades: Aveiro, Águeda, Anadia, Vagos, Oliveira do Bairro, Mealhada, Coimbra e Cantanhede


E pelo caminho passamos pelo Curia Palace Hotel Spa & Golf. Achei lindíssimo. Pena que não deu tempo pra conhecer melhor. Fica então aquela vontade de retornar.

Finalmente nossa primeira parada para conhecer a Quinta do Encontro e fazer uma degustação. A Quinta faz parte do grupo Global Wines.

Uma equipe muito simpática nos recebeu e o enólogo Osvaldo Amado fez uma senhora apresentação dos vinhos. Todos maravilhosos. Dá só uma olhada na seleção:


Enólogo Osvaldo Amado

Muitos petiscos deliciosos pra acompanhar. Vontade de ir embora? Zero. Por lá você encontra um restaurante, espaço para eventos e a adega design. Não deixe de agendar previamente sua visita e já adianto que vale a pena conhecer.

Difícil dizer qual é melhor

E agora o que nos aguarda é aquele típico leitão da Bairrada. Só de lembrar me deu água na boca. O escolhido foi o Restaurante Mugasa e vou te dizer que é simplesmente delicioso. Situado na Fogueira, uma pequena aldeia local, é considerado, um dos melhores locais da região bairradina para se desfrutar de um bom leitão.

Já falei que não sou obrigada a passar por isso sozinha :)

A sobremesa era um macarrãozinho a base de leite e canela. É bem interessante e quando se fala em canela eu já quero.

Nosso dia se encerra na Caves de São João, localizada em Sangalhos.

Fundada em 1920 pelos irmãos José, Manuel e Albano Costa, a Caves São João é uma empresa familiar que, a princípio, se dedicava à comercialização de vinhos finos do Douro e licores. Hoje é a empresa familiar mais antiga ainda em atividade no concelho de Anadia.

Fizemos todo o percurso pela cave e achei bem “sinistro” o subterrâneo. Sabe aquele lugar com teias de aranha, úmido e cheio de mistério? Então, me senti assim na cave mas ao mesmo tempo achei super interessante pela história do local.

Os vinhos me surpreenderam e a degustação estava excelente.

Seleção TOP

Vinho licoroso, complexo e equilibrado. Ideal para harmonizar com sobremesa.

Por hoje foi isso mas muito mais vem por aí.


Continue acompanhando a Rota dos Vinhos e conheça mais sobre Portugal, vem comigo!!


Consulte os roteiros da Barbarela Turismo especialmente elaborados para os amantes do vinho e descubra este fascinante mundo do Enoturismo.


Acompanhe os posts da “Rota dos Vinhos” e se prepare para conhecer um pouco mais sobre Portugal.


Até a próxima!!!

Renata Serrano Barbarela Turismo – uma agência de viagem especializada em Enoturismo

Fone: (19) 3826-3440 e 98154-9440

260 visualizações0 comentário
bottom of page