top of page

Uma viagem pelos encantos da Serra Gaúcha

O vinho é um convite à viagem e aqui no Brasil não é diferente. Você não pode deixar de conhecer a região mais antiga em produção de vinhos: a Serra Gaúcha.


A maioria dos roteiros enoturísticos encontra-se no Estado do Rio Grande do Sul, em regiões colonizadas por imigrantes italianos. Nas vinícolas foram criados espaços para receber os visitantes. A maioria tem perfil familiar e normalmente o turista é recebido pelos próprios donos ou então pelos enólogos responsáveis pela elaboração dos vinhos. A hospitalidade dos anfitriões faz com que, mesmo vindo de longe, o viajante se sinta em casa. Isso confere ainda mais charme ao passeio.


Prepara-se para comer muito e degustar vinhos de primeira qualidade. A farta culinária italiana, aliada aos vinhos regionais vai fazer você enlouquecer e não esquecer jamais este roteiro.


Duas são as mais importantes regiões da Serra Gaúcha, o Vale dos Vinhedos e Pinto Bandeira.

No Vale dos Vinhedos você vai encontrar diversas vinícolas e vamos postar aqui no Blog as características de cada uma delas, é só nos acompanhar. Já em Pinto Bandeira a Luiz Argenta é sensacional. Vale muito a visita e seus vinhos são espetaculares. Tem também a Cave Geisse com espumantes muito bons.


Por falar em espumantes, os nossos são excelentes e não deixam nada a dever para outros países. Você conhece a Rota do Espumante? Pois bem, ela existe e não pode ficar de fora da sua viagem. O roteiro conta com 20 vinícolas dentre elas a Garibaldi, Chandon, Vaccaro, Don Laurindo, Adolfo Lona, Courmayer, Domno, Aurora e Peterlongo.


Durante a vindima também é muito comum as vinícolas prepararem programações especiais que incluem colheita de uvas, almoços e jantares.

No roteiro do Caminhos de Pedra, você vai desfrutar do turismo mais regional, repleto de lembranças. Inclua a Casa da Ovelha no seu roteiro. São diversos produtos feitos com o leite da ovelha, bem interessante.


Outro passeio indicado é o da Maria Fumaça. O trem do vinho, como é carinhosamente conhecido, preserva viva as tradições italianas através de apresentações musicais e degustações de vinho, espumante e suco de uva. Você se sente o próprio imigrante, muito legal. O roteiro parte de Carlos Barbosa passando por Garibaldi e Bento Gonçalves.


Este ensaio fotográfico é feito na própria estação com roupas da época da colonização italiana. Vale a pena fazer um belo álbum com as fotos.

Se tiver mais dias para curtir a região não deixe de visitar as cidades de Gramado e Canela.


CANELA - RS

GRAMADO - RS


Certeza que você vai amar a Serra Gaúcha e pensar em voltar diversas vezes.


A Barbarela Turismo elabora roteiros personalizados que farão você experimentar o melhor que a Serra Gaúcha pode oferecer.


Consulte os roteiros especialmente elaborados para os amantes de vinho e descubra este fascinante mundo do Enoturismo.



Acompanhe os posts da “Rota dos Vinhos” e se prepare para conhecer um pouco mais sobre Enoturismo, Gastronomia e muitas dicas.


Agora temos também nosso canal no Youtube - Rota dos Vinhos Enoturismo


Até a próxima!!!

Renata Serrano Barbarela Turismo – uma agência de viagem especializada em Enoturismo

Fones: (19) 3826-3440 e 98154-9440

42 visualizações0 comentário
bottom of page