top of page

Porto - se não foi, não sabe o que está perdendo

Atualizado: 25 de out. de 2019

Chegamos no Douro e vou te contar que fiquei apaixonada. Que paisagem, que desbunde, que visual...amei.

Rio Douro


O hotel que fiquei hospedada já é um show à parte. O Douro41 Hotel & Spa eu super recomendo para quem quer um lugar tranquilo e com uma vista incrível.

O Vale do Douro é um dos lugares mais lindos que conheci em Portugal e, infelizmente, fiquei somente 01 dia. Pra quem tiver mais tempo recomendo que fique e aprecie tudo o que a região oferece.

A região do Alto Douro abriga muitas vinícolas. É bom pesquisar bastante, ver quais vinhos mais agradam e aí optar por quais Quintas visitar.


O passeio de barco pelo Rio Douro é um dos pontos fortes e tem muitas formas de fazê-lo. Tanto saindo da região do Douro quanto do Porto. As opções são tantas que incluem outros ingressos como ônibus Hop-on Hop-off, jantares, passeios de trem, visitas às caves de vinho do porto e por aí vai.

Depois de uma noite maravilhosa, após o café da manhã (olha a vista)

partimos rumo a cidade do Porto. Essa me encantou.


Um misto de cultura, arquitetura, gastronomia, tudo fascinante. Claro que aquele vinho de dar água na boca não poderia faltar.

Passear por suas ruas, tanto de dia quanto de noite, é uma delícia. Parece que está na Europa...Ooppss e estou. Uma pena que não pude ficar mais tempo, foram só 02 dias, mas ficaria muito mais com toda a certeza.

Alguns dos pontos mais interessantes para conhecer no são:

A Livraria Lello – a livraria, ainda em funcionamento, é considerada uma das mais bonitas do mundo pela imprensa internacional. Com 02 andares você vai se perder em meio a livros e muita história.

Casa da Música - Para quem gosta de arquitetura, de música ou quem simplesmente curte conhecer lugares bonitos e interessantes, a visita à Casa da Música, no Porto, é um passeio muito legal.

Cais da Ribeira – aqui eu ficaria horas vendo a vida passar e curtir a vibe do lugar. As pessoas costumam passar o fim de tarde pela orla, caminhando ou então tomando uma bebida e apreciando o visual. Aliás, a vista dessa região é linda! À sua frente, tem Vila Nova de Gaia e à esquerda, a Ponte Dom Luís. Pensa num lugar delicioso. Eu amei!!

Ponte Dom Luís I vista de Vila Nova de Gaia

Ponte Dom Luís – o ponto alto do Porto, literalmente. Você passeia por baixo, por dentro e por cima...pode escolher. A vista de cima da ponte é muito legal. Você consegue ver tanto o Porto quanto Vila Nova de Gaia e tem o metrô que passa por ali também. Fotos incríveis surgirão deste lugar, vai por mim.

Vila Nova de Gaia

Vila Nova Gaia – onde estão as caves do vinho Porto. Um charme e uma delícia andar por suas ruas e apreciar a vista do Porto. Queria conhecer todas as caves mas só consegui ir em 02.

SANDEMAN – Uma das caves mais procuradas pelos turistas. Conta com vários tipos de tours e os guias conduzem o passeio vestidos com o mesmo figurino do Sandeman Don. Finaliza com a degustação então a dica é, inclua em seu roteiro.

BURMESTER – A cave fica bem próxima à ponte D. Luís I e conta com visitas guiadas por todo o armazém e degustação.

Estação de Trem São Bento - destaque especial fica para uma parede de azulejos portugueses toda pintada. A riqueza de detalhes é realmente impressionante.

Torre dos Clérigos - É a torre mais alta de Portugal: seus 76 metros de altura e os mais de 200 degraus dão acesso a uma privilegiada vista panorâmica do Porto, imperdível. Na subida você encontrará 49 sinos que formam um grande carrilhão de concerto que provavelmente te dará um belo susto se tocar quando você passar. Quando estiver em cima, todo esforço terá valido a pena, porque você poderá curtir uma vista magnífica da cidade do Porto e fazer belas fotos.

Mercado Beira Rio – Fica em Vila Nova de Gaia e é ótimo pra fazer aquela paradinha e comer algo degustando um bom vinho, claro!


A noite provei a famosa “Francesinha” no tradicional restaurante Barcarola.

É feita a base de tosta (torrada) com bife de alcatra, mortadela, chourição, linguiça, salsicha fresca, coberta com queijo e molho francesinha. Fomos na unidade que fica no centro do Porto. Que delícia e super diferente.

Outro hotel que tenho que destacar nesta viagem é o Vila Galé Porto Ribeira.

Bem localizado, ótimas acomodações e café da manhã muito bom. Só achei ruim o estacionamento, muito apertado, mas nada que prejudique o restante.


Ficaria aqui horas falando sobre o Porto que foi uma das cidades que mais amei em Portugal mas vida que segue e vamos ver o que vem por aí.

No nosso próximo post vou falar sobre Aveiro, Braga e Guimarães, continue comigo!!


Consulte os roteiros da Barbarela Turismo especialmente elaborados para os amantes do vinho e descubra este fascinante mundo do Enoturismo.



Acompanhe os posts da “Rota dos Vinhos” e se prepare para conhecer um pouco mais sobre Portugal.


Até a próxima!!!

Renata Serrano Barbarela Turismo – uma agência de viagem especializada em Enoturismo

Fones: (19) 3826-3440 e 98154-9440

27 visualizações0 comentário
bottom of page