top of page

Os vinhos do sertão

Sabia que no sertão também tem vinho? Sim, no Vale do São Francisco você encontra uvas e vinhos muito interessantes.

Abastecidas pelas águas do Velho Chico, as vinícolas investem na qualidade do vinho e promovem o Enoturismo no Sertão.


Com sol o ano inteiro e um sistema de irrigação por gotejamento com as águas do Velho Chico, a região do Vale do São Francisco surpreende ao conseguir o dobro de safras que a maioria das vinícolas de clima temperado alcança.

Com a paisagem árida do Sertão pernambucano, o Vale do São Francisco torna-se um oásis. A região é capaz de produzir vinhos jovens, leves, aromáticos, frutados e com o frescor que nosso clima tropical exige. As vinícolas da região são as únicas no mundo onde se pode plantar e colher em qualquer época do ano.


Só pra ter uma ideia da qualidade destes vinhos, em 2012, o Testardi – tinto varietal elaborado apenas com uva Syrah na Fazenda Ouro Verde (Grupo Miolo) – foi considerado o melhor do país.

Outro tinto de destaque é o Paralelo 8, da Rio Sol (da Vitivinícola Santa Maria, a maior do estado), com uvas Aragonez, Alicante Bouschet, Touriga Nacional, Syrah e Cabernet Sauvignon. Sem contar os espumantes que são excelentes também.

Única vinícola do Nordeste a produzir vinhos orgânicos, a Bianchetti também aposta nos sucos.

Outra vinícola que merece destaque é a Botticelli, pioneira no Nordeste no cultivo de uvas para exportação.

O passeio pode começar em Petrolina-PE, a principal cidade do Vale do São Francisco. O Rio São Francisco é o cartão postal da cidade, ele leva vida à cidade de Petrolina, através de sua águas. O rio também proporciona ao visitante diversas opções de lazer e diversão. É possível praticar esportes aquáticos e fazer passeios de Catamarã, a orla do rio São Francisco também é bastante visitada e organizada.

Para os mais “exóticos” em termos de gastronomia eu diria que o Bodódromo deve ser visitado. O prato mais servido é o Bode, claro, mas não se limita a pratos típicos. O Bodódromo é sem duvidas o local ideal para você conhecer mais sobre a culinária local e na extensa avenida se encontra os melhores restaurantes de Petrolina.

Outra cidade importante e que deve constar no seu roteiro é Juazeiro-BA. É de lá que parte o Vapor do Vinho. O roteiro inicia na Orla II de Juazeiro. O passeio inclui música ao vivo, eclusagem na Barragem de Sobradinho, visita a vinícola Miolo com degustação de vinho, brandy e espumantes. Acontece uma parada para banho na ilha da Fantasia no Lago de Sobradinho e almoço incluso, mas isso somente aos domingos. Aos sábados o roteiro é outro. Este passeio é imperdível.

Vapor do Vinho

Consulte o roteiro da Barbarela Turismo especialmente elaborado para os amantes do vinho e descubra o que o sertão oferece de melhor.


Acompanhe os posts na “Rota dos Vinhos” e viaje conosco. Até a próxima!!!

Renata Serrano Barbarela Turismo – uma agência de viagem especializada em Enoturismo

Fone: (19) 3826-3440 e 98154-9440

825 visualizações0 comentário
bottom of page