Buscar
  • Renata Serrano

Os Vinhos do Sertão - Vinícola Terranova e Vapor do Vinho

Para aqueles que buscam novas experiências no mundo do vinho, que tal conhecer os vinhos do sertão nordestino?


Sim, no Vale do São Francisco existem algumas vinícolas e fomos lá conferir pra ver como tudo isso funciona.

Hoje vamos falar da Vinícola Terranova e o delicioso passeio no Vapor do Vinho.


A vinícola pertence ao grupo Miolo, a mesma que está no Vale dos Vinhedos – RS.

A Terranova fica, mais precisamente, em Casa Nova – BA, divisa com Petrolina – PE.

Você sabia que o Brasil é o único lugar do mundo com duas colheitas anuais? Pois é, apesar da vinícola estar localizada em uma das áreas mais secas do país, em seus solos férteis e frutíferos acontece a irrigação por gotejamento, cuja captação da água vem do Rio São Francisco. Desta forma é possível simular as quatro estações do ano para estimular o cultivo da uva. Eu achei isso fantástico!!!


A vinícola está aberta para o turismo e no tour você pode conhecer como toda esta magia funciona, além de degustar seus vinhos e espumantes. Um enólogo, representante da vinícola, recebe o grupo e leva todos para um tour nas instalações.

Tour pelas instalações

Esse grupo é "The Best"


A plantação é dedicada às uvas para produção de vinhos jovens e espumantes, ideais para o clima nordestino. Eles tem ainda a produção do brandy, suco de uva integral e dos vinhos em bag.


Na sala de degustação, tivemos a oportunidade de degustar o espumante Brut Rosé, que tem um toque leve e aromático, o branco Verdejo, um vinho frutado e fresco, com aroma cítrico e bem refrescante. Para os veganos é uma ótima opção. E por último um blend tinto de Grenache, Syrah e Mourvedre, um vinho cativante e de sabor delicado. Aliás, a Syrah é uma uva que se adaptou perfeitamente nesta região.

Ainda teve a degustação do Moscatel mas eu parei no tinto mesmo.

Apresentação dos vinhos pelo Sommelier

Degustação na Terranova

Degustação na Terranova

Degustação com queijo de cabra fica melhor ainda.

Depois é só visitar a lojinha e se fartar dos vinhos, cosméticos e outras “cositas” oferecidas por lá.


Eu trouxe o Bag in Box de Shiraz porque com os parentes e amigos a coisa aqui é bruta.

Ele equivale a 4 garrafas de vinho.

É um vinho fácil de beber que harmoniza bem com petiscos salgados, baião de dois, carne seca, risotos, pizzas, carnes assadas ou grelhadas.

E aí partimos para um passeio incrível no Vapor do Vinho, que navega no maior lago artificial da América Latina, o lago de Sobradinho. É tão imenso que nem parece um lago e sim um oceano.

O Vapor do Vinho, é um roteiro Enoturístico que começou em 2011 e lá se vão 10 anos de parceria entre ambas as empresas (Vapor de Vinho e Miolo) que deu super certo.

Sua estrutura é muito boa e bem equipada. O barco tem capacidade para 322 passageiros, banheiros, espaço infantil, jacuzzi, acessibilidade e um tobogã.

Nós almoçamos por lá (bebidas não inclusas) e o serviço foi estilo buffet. Comidas regionais e bem servidas. Tudo muito bom!!!



















Vinícola Terranova e Vapor do Vinho

Navegando um pouco mais chegamos à Ilha da Fantasia. Esta foi a hora de desfrutar de um belo banho nas águas frescas do Velho Chico. Não é sempre que podemos fazer isso então, bora curtir que o sol estava rachando!!!

De quebra, pudemos ver a gravação da live de Fabiana Santiago dando um show de simpatia. A live contou com um repertório repleto de músicas boas e sua canção autoral “Deixa”.

Em sua carreira ela já se apresentou com Elba Ramalho, Dominguinhos, Gilberto Gil, Geraldo Azevedo, Nonô Germano, Sorriso Maroto, Vanessa da Mata, Ana Carolina, Roupa Nova e André Rio. Foi a cereja do bolo.

Sunset - Live com Fabiana Santiago

O passeio é emocionante, super agradável e nos brinda com uma paisagem absolutamente incrível.


Somos mesmo um país abençoado por Deus e bonito por natureza!!


Se ainda não fez este roteiro, tenho certeza que irá adorar.


Gostou? Então compartilhe e nos consulte em sua próxima viagem.


Siga nossas redes sociais e tenha mais dicas sobre Enoturismo, Gastronomia e Vinho (@rotadosvinhosenoturismo)


Temos também nosso canal no Youtube - Rota dos Vinhos Enoturismo

SE INSCREVA NO NOSSO CANAL E SAIBA TUDO SOBRE ENOTURISMO, GASTRONOMIA E MUITAS DICAS DE VINHO


Até a próxima!!! Renata Serrano Barbarela Turismo – uma agência de viagem especializada em Enoturismo Contatos: renata@barbarelaturismo.com.br Fones: (19) 98154-9440

466 visualizações2 comentários

Posts recentes

Ver tudo