top of page

Da Península de Setúbal ao Alentejo

Continuando a viagem por Portugal hoje vou falar sobre uma vinícola muito peculiar que conheci no concelho de Palmela chamada Casa Agrícola Horácio Simões.

A adega está situada na Quinta do Anjo, em Palmela e fiquei encantada com seus vinhos e mais ainda com Sr. Horácio Santos Simões e sua neta Teresa Barrigas.

Ela conta sobre a vinícola com tanta paixão que acabamos nos apaixonando também.

De sua área total, apenas 2 hectares são do raro Moscatel Roxo, uma casta que exige muito trabalho na vinha e tem uma produção baixa. Fizemos a visita por toda a vinícola e depois degustamos seus vinhos com a presença de nada mais, nada menos que o próprio Sr. Horácio.



Tive a oportunidade de provar a uva que estava em fermentação e achei super diferente. Doce e surpreendente.

Por lá você vai encontrar castas quase extintas como a Bastardo e Boal.

O melhor moscatel de Setúbal que provei. Amei o sabor e toda a estória envolvida no vinho. Vale a pena conferir. Claro que veio um na mala.

Depois continuamos nossa viagem e fomos para Santiago do Cacém, onde ficamos hospedados.

Tive uma experiência de “cozinhar com o Chef” que foi sensacional.

O hotel já é super charmoso e tendo esta experiência ficou ainda mais especial.

O prato só poderia ser um bacalhau e confesso que mandei muito bem.


Santiago do Cacém é uma agradável cidade dominada por um Castelo e, muito perto, encontra as fascinantes ruínas romanas de Miróbriga. Esta não consegui visitar, mas já está anotada quando retornar.


A parte mais antiga da cidade se espalha sobre uma das colinas do Castelo Santiago do Cacém. De lá você tem uma bela vista da cidade e vai se apaixonar.

O castelo tem origem moura. Foi reabilitado pelos Templários a serviço do primeiro Rei de Portugal, Afonso Henriques.


Sobre o morro do Castelo está a Igreja Matriz de Santiago de Cacém, de estilo renascentista, que era o local de abrigo da população quando eram atacadas por piratas e corsários.

No caminho para visitar a vinícola Ervideira, dei aquela paradinha estratégica em Évora. Uma cidade que me trás lembranças de um tio querido que morou lá e sempre nos contava sobre sua cidade.

Não consegui visitar muito, mas o pouco que vi já adorei.

Évora está há 1h30 de Lisboa e é realmente uma belezinha. Também conhecida como “cidade museu” devido aos vários monumentos da época romana que por lá existem.


A Praça do Giraldo é uma delícia. Bem charmosa e com diversos restaurantes, lojinhas e etc. Há vários palácios, igrejas, conventos e outros monumentos de diferentes épocas e civilizações.


A Capela dos Ossos foi um dos poucos lugares que conheci na cidade e é bem diferente das demais capelas do mundo. Suas paredes são revestidas de ossos e crânios humanos. A história conta que no século XVI havia muitos cemitérios monásticos na cidade. Para poupar espaço e aproveitar a área para outros monumentos, os franciscanos decidiram extrair todos os ossos e erguer uma capela, que fosse decorada com eles. A capela pertence à Igreja Real de São Francisco e foi um monge franciscano que a construiu, no século XVI. É meio macabro, sim mas não deixe de visitar.


Como fiquei só algumas horas em Évora não pude visitar tudo o que gostaria, mas deixo aqui outros locais imperdíveis na cidade para visitação como o Templo de Diana, o Convento de Santa Clara e a Catedral da Sé.

Andamos mais uma meia hora e chegamos na Ervideira que fica em Reguengos de Monsaraz.

Esta foi a sequência de vinhos que degustei e seus acompanhamentos.


Vale muito a pena conhecer. Vinhos excelentes.

Esta é a casca de uma árvore chamada Sobreiro, nativa da região mediterrânea, que produz as famosas rolhas. É preciso que a árvore tenha no mínimo 40 anos para que se possa extrair a casca.


No próximo post vou falar um pouco mais sobre o Enoturismo em Portugal então é só nos acompanhar na Rota dos Vinhos e se encantar com este belo país.


Consulte os roteiros da Barbarela Turismo especialmente elaborados para os amantes do vinho e descubra este fascinante mundo do Enoturismo.


Acompanhe os posts da “Rota dos Vinhos” e se prepare para conhecer um pouco mais sobre Portugal.

Até a próxima!!!

Renata Serrano

Barbarela Turismo – uma agência de viagem especializada em Enoturismo

Fone: (19) 3826-3440 e 98154-9440

78 visualizações1 comentário
bottom of page