top of page

A Serra da Estrela e seus encantos

Que os queijos da Serra da Estrela são famosos todo mundo sabe mas conhecer de perto a produção foi algo simplesmente maravilhoso.

Pra começar a estrada que nos leva até a Quinta da Lagoa é linda. Mesmo com um pouco de neblina dá pra ter a dimensão da belíssima paisagem.

A Serra da Estrela é uma área de proteção ambiental que fica na região central do país. A distância entre Serra da Estrela e Porto é de 240 km, já de Lisboa é de 294 km.


A região da Serra da Estrela proporciona uma experiência única. Lá você poderá conhecer algumas das mais belas e conhecidas cidades históricas, subirá ao ponto mais alto do país e, dependendo da época do ano, poderá esquiar ou brincar na neve. Sim, por lá no inverno você encontra neve e muita, diga-se de passagem. Eu fui no outono então não pude ver neve.

Fui conhecer a Quinta da Lagoa

Fomos recebidos pelo casal Pedro e Maria João que nos contam a história da família e como são preparados seus produtos. Ao final temos uma degustação e tudo é feito com muito carinho e dedicação deste casal.

Pedro da Quinta da Lagoa

A Quinta da Lagoa transforma em queijo o leite proveniente exclusivamente das suas ovelhas da Raça Serra da Estrela, garantindo assim a qualidade e genuinidade da matéria prima. A Quinta da Lagoa situa-se na freguesia de Canas de Senhorim, concelho de Nelas.

*foto do site da Quinta da Lagoa

O Queijo Serra da Estrela é um queijo curado, de casca amarelada, pasta semi-mole amanteigada e o seu recheio, eu chamo assim, é de cor branco marfim com uma cremosidade incomparável.

Tive a oportunidade de produzir meu próprio queijo e te conto que foi uma experiência incrível. Não sei onde ele vai parar mas com certeza será muito bem apreciado.

Alta performance no manuseio do queijo. Que delícia de experiência.

Você sabia que o queijo Serra da Estrela foi nomeado uma das 7 Maravilhas da Gastronomia de Portugal em 2011? Pois foi e hoje eu sei por quê.


Os produtos DOP Quinta da Lagoa, Queijo e Requeijão Serra da Estrela, podem ser adquiridos na própria Quinta ou nas lojas da especialidade distribuídas por várias cidades de Portugal. Aqui no Brasil também você pode encontrar nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro em alguns importadores exclusivos. Claro que eu garanti o meu e trouxe na mala. Vejam só que delícias pudemos degustar e confesso que adorei tudo.

Há muito para fazer na Serra da Estrela. Você pode optar por, simplesmente, deslumbrar-se com as paisagens da Serra ou pode escolher fazer um roteiro pelas aldeias mais típicas da região.

Se você puder ficar mais tempo na Serra da Estrela fique e tenho certeza que não vai se arrepender. Eu, como tinha pouco tempo, só fiz a visita na Quinta da Lagoa pra conhecer e já segui viagem para o próximo destino. Nas quatro estações do ano você vai encontrar uma beleza diferente. Escolha a sua e divirta-se.

No nosso próximo post vou falar sobre a cidade de Amarante e a região dos vinhos verdes, vem comigo!!


Consulte os roteiros da Barbarela Turismo especialmente elaborados para os amantes do vinho e descubra este fascinante mundo do Enoturismo.


Acompanhe os posts da “Rota dos Vinhos” e se prepare para conhecer um pouco mais sobre Portugal.


Até a próxima!!!


Renata Serrano Barbarela Turismo – uma agência de viagem especializada em Enoturismo

Fones: (19) 3826-3440 e 98154-9440

340 visualizações0 comentário
bottom of page