top of page

Vinhos de Lisboa e Óbidos

Depois de uma passada rápida, daquela geral mesmo, por Portugal vou falar um pouco sobre as regiões e lugares que visitei.


Em minha chegada em Lisboa fui direto para Arruda dos Vinhos, que é uma vila portuguesa no Distrito de Lisboa. Os vinhedos de Arruda estão situados no centro da Região de Lisboa, no concelho de Arruda dos Vinhos. Além dos vinhos Arruda DOC, também são produzidos vinhos regionais. As principais castas são: Aragonez, Castelão e Alicante Bouschet, entre outras.

Por lá você encontra diversos monumentos históricos como o Chafariz Pombalino. Uma construção do século XVIII que revela o barroco em seus detalhes, como os fogaréus nas pilastras.

A Igreja Matriz, também conhecida como Igreja de Nossa Senhora da Salvação, a câmara municipal e todo o charme da pitoresca vila de Arruda dos Vinhos.

Igreja Matriz

Torre do Relógio - Arruda dos Vinhos


Em seguida já partimos para Óbidos que por sinal eu amei. Na chegada já fomos recepcionados pela Mara trajada de medieval...achei show!!! Ela é responsável por uma atração muito legal em Óbidos que vou falar logo abaixo.

A cidade é cercada por uma grande muralha da época romana. Tanto é que seu nome ”Óbidos” vem do romano ópido que significa cidade fortificada.

Até dá pra fazer um bate e volta de Lisboa, mas eu fiquei hospedada na Quinta da Azenha Hotel Rural e recomendo. Hotel bem charmoso e com atendimento muito bom.

A principal atração da cidade é o Castelo de Óbidos, construção do século XIII, que é uma das Sete Maravilhas de Portugal e hoje funciona como uma pousada, que oferece aos seus hóspedes uma noite de rei, literalmente.

A entrada da cidadela já é uma atração, pois para alcançar o interior das muralhas é preciso atravessar a Porta da Vila, datada do século XVII e toda revestida por azulejos brancos e azuis, cujos desenhos têm como temática a paixão de Cristo.

Antes de ir embora não deixe de experimentar a ginginha, bebida típica feita a partir da ginja, um tipo de cereja, servida em um copinho de chocolate. Uma explosão de sabores que vale a pena.

Outro atrativo super legal que encontrei por lá foi a Escape Tower, cuja responsável é a Mara. Aquele jogo de enigma que você tem que descobrir o segredo para sair da torre. Grupos de amigos adoram e é uma atração a mais na cidade, por sinal bem interessante.

Por onde se anda em Portugal você encontra lugares pitorescos com uma boa gastronomia regada a um bom vinho. Isso realmente me encanta. Nosso jantar foi num restaurante familiar chamado Alcaidaria-Mor. A mãe é quem prepara tudo então imagina só que delícia. E vou postar as fotos do que comi sim porque não sou obrigada a passar por estas maravilhas sozinha :)


Muçarela empanada


Salada de polvo

Sopa de peixe com macarrão - delícia!!


Filet na manteiga com cogumelos e escarola com couve flor refogadas

Trio de sobremesas


No próximo post vou falar sobre algumas quintas que conheci pelo caminho que são encantadoras, me aguarde!!


Consulte os roteiros da Barbarela Turismo especialmente elaborados para os amantes do vinho e descubra este fascinante mundo do Enoturismo.


Acompanhe os posts da “Rota dos Vinhos” e se prepare para conhecer um pouco mais sobre Portugal.


Até a próxima!!!

Renata Serrano Barbarela Turismo – uma agência de viagem especializada em Enoturismo

Fone: (19) 3826-3440 e 98154-9440

564 visualizações0 comentário
bottom of page