top of page

Enoturismo em Bento Gonçalves - Vinícola Aurora


Quem conhece vinho certamente já ouviu falar da Vinícola Aurora e é sobre ela que escreverei hoje.

A história da Aurora inicia em 1875, com a chegada de imigrantes italianos. Nada de novo em se tratando da região, certo?

Mas em 1931 começaram algumas mudanças e dezesseis famílias de produtores de uvas do município de Bento Gonçalves, reuniram-se para lançar a pedra fundamental do que viria a se transformar no maior empreendimento do gênero no Brasil: A Cooperativa Vinícola Aurora.

Hoje, bem no coração de Bento Gonçalves, está a maior cooperativa vinícola do Brasil, com mais de 1.100 famílias associadas, responsáveis pela produção média de 50 milhões de Kg de uvas, que resultam em aproximadamente 38 milhões de litros de vinhos anuais. Conta com capacidade de estocagem superior a 70.000.000 de litros de vinhos e a área construída de 110.000 m2. Pensa se não é maravilhoso.


Para os visitantes é feito um tour pela produção passando por todo o processo e ainda fizemos degustação no próprio tanque, muito legal. Normalmente a degustação é feita na Cave di Bacco e não esqueça de fazer um agendamento prévio.

Tive a oportunidade de conhecer também o CT (Centro Tecnológico) da Cooperativa que fica em Pinto Bandeira. Um local lindíssimo e referência na região Sul para pesquisas na viticultura. Com uma bela vista do lago e dos parreirais, degustamos um espumante Moscatel Rosé que vou te dizer, uma delícia.

Hermínio Ficagna - Diretor Geral da Cooperativa Vinícola Aurora

Hoje se encontram por lá vinhedos produtivos de Chardonnay, Pinot Noir e Riesling.

No seu roteiro não pode faltar uma visita à Aurora, que foi a primeira vinícola brasileira a abrir as portas para visitação e hoje é a maior vinícola do país.

Depois do tour tivemos um almoço maravilhoso. Um churrasco harmonizado. De sobremesa um sagu com creme divino.

Fica aí mais uma dica de passeio na região do Vale dos Vinhedos para incluir na sua próxima viagem.


No Facebook da Barbarela Turismo estamos passando a temporada que gravamos por lá. Não perca as inúmeras dicas para programar sua viagem. Sim, elas voltarão.


Se você precisar de ajuda, consulte os roteiros da Barbarela Turismo especialmente elaborados para os amantes do vinho.



Acompanhe os posts da “Rota dos Vinhos” e se prepare para conhecer um pouco mais sobre Enoturismo, Gastronomia e muitas dicas.


Agora temos também nosso canal no Youtube - Rota dos Vinhos Enoturismo

Até a próxima!!!

Renata Serrano Barbarela Turismo – uma agência de viagem especializada em Enoturismo

Fones: (19) 3826-3440 e 98154-9440

79 visualizações0 comentário
bottom of page