top of page

O que é Enoturismo?

Sejam muito bem-vindos ao mundo do Enoturismo e falar sobre este assunto é tão prazeroso quanto vivenciá-lo. Viajar já é bom agora viajar pra conhecer vinícolas é sensacional.

O Enoturismo é uma viagem diferente, pois tem um foco: visitar e conhecer as regiões que se dedicam a cultura do vinho. Nessas viagens, o enófilo, aquele que aprecia um bom vinho, pode fazer um tour pelas vinícolas conhecendo suas plantações, produção, degustação dos vinhos e a história de cada uma. Não é fantástico?

Nos últimos anos o interesse pela cultura do vinho vem aumentando e com ele a procura pelo enoturismo.

Viver esta experiência não cabe só aos amantes do vinho. Muitos entusiastas querem conhecer de perto tudo sobre sua produção e aí eu acredito que aconteça o encantamento com esta bebida maravilhosa.

Há alguns anos o Brasil passou a explorar melhor este segmento, até então predominantemente europeu. Com esforços de investidores, os produtores passaram a oferecer uma infraestrutura especialmente pensada para este tipo de turismo. Hoje, não é raro encontrar muitas vinícolas que oferecem desde estadia, até mesmo cursos de curta duração sobre degustação e vinificação.

Você sabia que existe a época da Vindima? Sabe o que é? A Vindima é o período entre colheita das uvas e a produção dos vinhos e muitos destinos têm experiências bem diferentes com festas e tudo o mais.

Nas próximas publicações vou falar um pouco sobre alguns dos diversos destinos. Ainda bem que temos vinho pelo mundo todo.

E aí? Achou interessante? Então aproveite o enoturismo para agregar conhecimento e cultura em sua próxima viagem, mas não deixe de procurar uma agência de viagem que vai te passar as melhores informações sobre hospedagem, roteiros, preços e a época ideal para viajar.


Por Renata Serrano

Barbarela Turismo – uma agência especializada em Enoturismo.

686 visualizações0 comentário
bottom of page