Já ouvi falar na Cidade do Vinho? Pois é, ela existe e está na França.
O National Geographic o classificou em sétimo lugar na lista dos melhores museus do mundo.
Inaugurada em junho de 2016, em Bordeaux, se propõe a oferecer aos visitantes que exploram o espaço um pouco da cultura do vinho ao longo do tempo e das civilizações.
Chamada La Cité du Vin, só o nome já é chic, este museu é inteiramente dedicado à bebida produzida na região. São mais de 13 mil metros quadrados divididos em 10 andares, deve ser de enlouquecer qualquer amante de vinho como nós.
No oitavo andar, o mais alto do museu, se encontra um mirante de 35 metros de altura no qual é possível degustar vinhos de diversas partes do mundo com uma vista panorâmica de Bordeaux. Não sei você, mas já me vi neste mirante.
Na prática, o que se vê é o resgate da história desde seis mil anos antes de Cristo até os dias de hoje em uma simulação de passeio de barco que leva o visitante da história marítima dos gregos e romanos aos comerciantes holandeses que chegaram ao Japão no século 17. E inclui experiências como a exposição sobre vinho e amor, onde projeções de ilustrações de Vênus e Baco podem ser admiradas de sofás de veludo vermelho.
As exposições temáticas trazem ainda uma turnê por vinhedos ao redor do mundo, uma série de globos interativos que apresentam a economia global do vinho, a metamorfose da bebida ao longo do tempo e o papel dos cinco sentidos para o aproveitamento de tintos, brancos e espumantes.
Museu já é interessante por si só agora um Museu do Vinho é “hors concours”, ou seja, incomparável.
Imagina visitar 19 módulos temáticos, obter informações sobre diversas regiões vinícolas do mundo, ter experiências sensoriais indescritíveis além de outras sensações que só o vinho faz por você.
As visitas são feitas através de um dispositivo semelhante a um smartphone que descreve cada setor da exposição. Atualmente os áudios estão disponíveis em oito idiomas e há promessa de que o português será incluído brevemente.
A "cidade do vinho" conta ainda com uma loja que tem 800 rótulos disponíveis, sendo 200 franceses e os demais do resto do mundo.
A entrada é gratuita mas para visitar as áreas de exposição, o mirante e participar de workshops o turista paga. Os ingressos custam € 20,00.
Espaços como restaurantes, adega de vinho, sala de leitura, terraço, jardim e centro de informações turísticas podem ser acessados sem o bilhete de entrada.
Tire um dia inteiro para visitar o Museu e ao final você vai ver que quer voltar pra fazer tudo de novo.
E aí? Seu próximo destino será a França?
A Barbarela Turismo elabora roteiros personalizados que farão você experimentar o melhor que a França pode oferecer.
Consulte os roteiros especialmente elaborados para os amantes de vinho e descubra este fascinante mundo do Enoturismo.
Acompanhe os posts da “Rota dos Vinhos” e se prepare para conhecer um pouco mais sobre Enoturismo, Gastronomia e muitas dicas.
Agora temos também nosso canal no Youtube - Rota dos Vinhos Enoturismo
Até a próxima!!!
Renata Serrano Barbarela Turismo – uma agência de viagem especializada em Enoturismo
Contatos: renata@barbarelaturismo.com.br
Fones: (19) 3826-3440 e 98154-9440
Comments