top of page

Enoturismo na África do Sul

Falando um pouco mais sobre o enoturismo na África do Sul, hoje vou contar sobre as vinícolas que visitei.

São 06 regiões vinícolas mas eu visitei a do Cabo somente, ou seja, terei que voltar.

Como estava com o dia livre, peguei um bus, daqueles de city tour mesmo, e fui visitar as vinícolas de Constantia. Claro que não poderia deixar a mais antiga de todas pra trás e fui direto para Groot Constantia, aliás foi a única que consegui visitar porque cometi um erro fatal...peguei o ônibus muito tarde e não deu pra fazer todas que queria.


Groot Constantia é a fazenda de vinho mais antiga da Constantia Winelands, considerada patrimônio tombado pela Província Ocidental do Cabo.

Nela tive uma experiência super interessante. Fiz uma degustação com chocolates sendo que cada um tinha o sabor do vinho correspondente. Desnecessário dizer que trouxe vários pra casa e um é mais maravilhoso do que o outro. A harmonização com os vinhos é perfeita.

No dia seguinte fomos para Stellenbosch. Fiquei hospedada na Spier e simplesmente amei.


A Spier produz vinhos sensacionais e trouxe na mala um blend de Cabernet Sauvignon, Merlot, Cabernet Franc, Petit Verdot e Malbec que é dos deuses. Sem contar que no hotel você tem diversas atividades como passeio de Segway, pic nics, que devem ser agendados com antecedência, e um parque com aves de rapina muito interessante.

OK não sou muito amante de aves (conforme dá pra perceber abaixo) mas elas são imponentes e você participa ativamente da apresentação. É muito bacana.

A parte que eu gosto mesmo é a degustação então, óbvio, não pude deixar passar batido.

Além de tudo isso, você encontra na Spier uma rica gastronomia, venda de produtos e dos vinhos na própria fazenda.


Outra vinícola que visitei foi a Waterford e nela fiz uma degustação com chocolates que foi incrível. O vinho de sobremesa Waterford Family Reserve Heatherleigh é maravilhoso e todas as harmonizações foram perfeitas.

Depois fui para a La Motte onde fiz o tour e almocei. Repito, a gastronomia deles é de babar.

Encerrei o dia na Rust En Vrede. A vinícola possui diversos prêmios internacionais. O local é fantástico, rodeado de lindas florestas e vinhedos. Tudo é impecável e muito bem cuidado.

Mais um dia e vamos nós conhecer outras vinícolas.


Comecei pela Warwick que tem uma história muito interessante. Diz a lenda da Copa do Casamento (esta taça abaixo), que a Princesa Kunigunde, filha do rei e da rainha da velha Nuremberg, fora prometida para um príncipe de um reino distante. Só que ela se apaixonou por um ourives, seu pai não aprovou este romance e o prendeu em uma masmorra. Com a aparente tristeza da sua filha, o rei propôs o seguinte: “Se o seu ourives pode fazer um cálice do qual duas pessoas podem beber ao mesmo tempo sem derramar uma única gota, eu o libertarei e você se tornará sua noiva”. O desafio foi vencido. O ourives e a princesa se casaram e viveram felizes para sempre. Claro que não pude deixar de provar.

Copa do casamento

Em seguida fui conhecer a Tokara que além de vinhos produz azeites (trouxe os dois pra casa). Nela fiz somente a degustação.

O almoço foi no La Petite Ferme e esse não esqueço. Foi uma explosão de sabores. A gastronomia na África do Sul é sensacional.

Detalhe da sobremesa abaixo. Que capricho.

E pra encerrar o dia, conheci a Babylonstoren. Fiz o tour e pôr fim a degustação. Eles possuem hotel e tudo o que consomem é produzido por lá mesmo. Foi incrível conhecer esta vinícola.

Depois de visitar todas estas vinícolas e as belíssimas paisagens que a África do Sul oferece, duvido que você não vai querer voltar outras vezes.


O Enoturismo te proporciona momentos incríveis e é um mundo de aprendizado. Cultive esta ideia!!

Consulte os roteiros da Barbarela Turismo especialmente elaborados para os amantes do vinho.


Acompanhe os posts da “Rota dos Vinhos” e se prepare para conhecer um pouco mais sobre Enoturismo, Gastronomia e muitas dicas.


Temos também nosso canal no Youtube - Rota dos Vinhos Enoturismo

SE INSCREVA NO NOSSO CANAL E SAIBA TUDO SOBRE ENOTURISMO, GASTRONOMIA E MUITAS DICAS DE VINHO


Até a próxima!!! Renata Serrano Barbarela Turismo – uma agência de viagem especializada em Enoturismo Contatos: renata@barbarelaturismo.com.br Fones: (19) 3826-3440 e 98154-9440

161 visualizações0 comentário
bottom of page