top of page

Enoturismo em Portugal

Portugal está em alta, por ser o país com mais baixo custo na Europa e é pra lá que vamos hoje.

O país está repleto de lugares para enófilos, como eu, visitar. O Enoturismo está concentrado de Norte a Sul e de Leste a Oeste, ou seja, por onde andar vai encontrar produtores de vinho prontos para te receber e degustar vinhos que ficarão em sua memória.

As regiões mais conhecidas por nós são o Douro e o Alentejo, mas também tem uma infinidade de vinhos produzidos na região de Lisboa. Visite a Península de Setúbal, composta por Montijo, Palmela e Setúbal e depois me conta o que achou. Você vai enlouquecer!!!

No Porto ficam as Caves do Vinho do Porto e uma boa maneira de descobrir a região é a bordo de um cruzeiro, que permitirá visitar alguns dos locais mais emblemáticos ligados á produção dos excelentes vinhos brancos e tintos. A paisagem é deslumbrante.

Indo para região norte, onde se produz o vinho verde, visite as cidades históricas de Braga, Guimarães, Amarante dentre outras. São encantadoras.

Guimarães


Aliás, os vinhos verdes são encontrados entre o Douro e o Minho. Regiões belíssimas que devem ser visitadas.

A cidade de Óbidos vai te encantar logo de cara.

Outro destaque especial em Portugal é Reguengos de Monsaraz, a cidade europeia do vinho. As belezas naturais da região vão deixar seu passeio especial, sem contar os jantares enogastronômicos, que são um caso a parte.

Salada de polvo

Bolinho de bacalhau. Em Portugal conhecido como pastel de bacalhau

Pastel de Nata

Aliás, a gastronomia em Portugal é outro ponto forte na viagem.

O azeite português, de grande qualidade, está sempre presente nos pratos, dentre eles o famoso e delicioso bacalhau...de babar!! Cada prato tem um vinho certo pra acompanhar o que nos leva ao ápice do prazer e sabor porque, cá entre nós, uma boa refeição acompanhada de um belo vinho tem um lugar reservado no nosso coração, certo?

Outra região super interessante é a Bairrada com seu inesquecível leitão e vinhos pra lá de harmoniosos.

E os queijos? Os da Serra da Estrela são os mais procurados, mas todos os do centro de Portugal, do Alentejo ou dos Açores são deliciosos.

Os doces, preparados nos conventos, fazem-nos dar “graças aos céus” por existirem.

Em Portugal existe uma oferta muito qualificada de Enoturismo. Além dos vinhos, os turistas podem desfrutar de outros produtos de produção própria, como frutas e compotas, queijos, azeites, doces artesanais e a própria gastronomia local.

O mês mais provável de ocorrer a Vindima em Portugal é setembro mas varia muito de acordo com clima e das regiões. Cada uma tem sua época de colheita e vamos combinar que com relação ao clima tá difícil prever qualquer coisa hoje em dia. O ideal é sempre consultar antes de viajar.

Nesta jornada por Portugal vou falar ainda sobre a Costa Atlântica, Santiago do Cacém, Évora e muitos outros locais.

Que tal passar umas férias diferentes, apreciando lindas paisagens regadas a um bom vinho?


Consulte os roteiros da Barbarela Turismo especialmente elaborados para os amantes do vinho e descubra este fascinante mundo do Enoturismo.


Acompanhe os posts da “Rota dos Vinhos” e se prepare para conhecer um pouco mais sobre Portugal.


Até a próxima!!!

Renata Serrano Barbarela Turismo – uma agência de viagem especializada em Enoturismo

Fone: (19) 3826-3440 e 98154-9440

36 visualizações0 comentário
bottom of page