top of page

Coelhinho da Páscoa o que trazes pra mim??

O bacalhau de sexta e o chocolate de domingo estão garantidos, mas e o vinho?


Esqueça aquela história de vinho tinto com carne e vinho branco com peixe.

Dependendo do preparo do bacalhau o vinho pode ser branco ou tinto. O tradicional Bacalhau a Portuguesa, assado com azeite, pimentão, cebola, azeitona, pede um vinho tinto mais leve, como um Pinot Noir. Se for o Zé do Pipo, com purê de batatas, já pede um vinho branco mais equilibrado como um Arinto.

Outra sugestão são vinhos da uva Pinot Grigio, que harmoniza bem com bacalhau assado. Um rosé, mais seco, é uma boa pedida pra pratos com camarão. Eu adoro um rosé.


Agora falando dos chocolates, os “ao leite” são mais complicados pra harmonizar, isso devido o leite que compõe o chocolate. Os amargos e meio amargos pedem um Porto ou um vinho de colheita tardia, que tem maior teor de açúcar.



Que tal um Clericot pra começar o feriado?


Ingredientes 1 garrafa de vinho branco seco 1 dose de licor de laranja suco de ½ limão 1 xícara de frutas vermelhas (morango, framboesa, uvas sem caroço) 1 maçã verde 1 laranja ou limão siciliano cortado em rodelas 3 colheres de sopa de açúcar cubos de gelo a gosto

Modo de Preparo Misture delicadamente as frutas com o suco de limão e o açúcar em uma jarra e leve à geladeira por pelo menos 30 minutos. Enquanto isso, deixe a garrafa de vinho gelando. Na hora de servir, misture o vinho com as frutas, mexendo de leve. Se quiser, acrescente o licor. Eu já fiz com aquelas latas de salada de frutas e ficou bem interessante.


O mais importante mesmo é estar com a família degustando belos vinhos e curtindo a gastronomia clássica desta época.


TIM TIM e ótimo feriado para todos!!!


Consulte os roteiros da Barbarela Turismo especialmente elaborados para os amantes do vinho.

52 visualizações0 comentário
bottom of page