top of page

A Fantástica Gastronomia Peruana

Como falar do destino Peru sem lembrar da sua rica gastronomia.

A cozinha peruana recebe, a cada ano, mais e mais prêmios com Chefs renomados e uma riqueza de sabores incomparáveis.

Não é à toa que o melhor restaurante da América Latina está em Lima, capital do Peru, e se chama Astrid & Gastón.


Começando pelo ceviche, que é o prato mais conhecido do país.

Feito normalmente com um peixe branco cru cortado em pedaços, o ceviche não vai ao fogo – ele é cozido pelo próprio limão que acompanha o caldo. Este caldo é chamado de “leche de tigre” e é composto, além do limão, por caldo e aparas de peixe, cebola, salsão, alho, gengibre, coentro, sal e pimenta dedo de moça. Para preparar o prato, coloca-se o peixe cru cortado, cebolas roxas finas fatiadas, mais pimenta dedo de moça, coentro e o leche de trigre. Pronto....se prepare para uma explosão de sabores! O ceviche conta com diversas versões e incríveis formas de saborear.

Outro prato típico, e muito saboroso, é a causa limeña. Seu ingrediente principal é uma das variedades de batata amarela (o Peru tem mais de 4 mil variedades de batata, acreditem!), maionese, ají (pimenta peruana) amarela, ovo, limão e é possível rechear com frango ou atum. Existem diversas variedades deste prato e todas elas são deliciosas. Vai por mim.

Claro que o Pisco Sour não ficaria de fora. Ir para o Peru e não beber um Pisco Sour é como vir pro Brasil e não tomar uma caipirinha. A base do Pisco Sour é o pisco, aguardente de uva, limão, açúcar, clara de ovo, gelo e uma pitada de pimenta.

Eu provei o Coca Sour também, a base de folha de coca. Não deu nenhum “barato” e ainda prefiro o tradicional Pisco Sour mesmo.

Agora, uma experiência única e inesquecível que você deve fazer em Lima é visitar o Peruvian Experience que fica em Miraflores.

Lá você vai vivenciar a gastronomia peruana e ainda saber toda a história desde o início.

De cara você é recebido por Pachacutec (foi quem iniciou a expansão do Império Inca) em tamanho real e que fala ainda. Impressionante de lindo.


Depois somos conduzidos para outro andar onde iniciamos uma jornada pelo escuro contando toda a história peruana de forma interativa e com efeitos especiais.

Foto: site Peruvian Experience


Uma das paradas é o Pisco Experience, onde você é convidado a preparar seu próprio Pisco Sour com auxílio de barmans e já começa a degustação. Tudo muito bem organizado e com tratamento nota 10.

Próxima parada, Cooking Experience onde preparamos nosso próprio ceviche, também auxiliado por um Chef que nos mostrou como fazer o “leche de tigre”.

Leche de tigre

No mercado temático começa a brincadeira. Em cada bancada você vai provar a culinária peruana de diversas regiões e eles vão contando sobre cada uma delas. Ao final você degusta o prato e se prepare porque serão várias bancadas.

Arraste para o lado para ver mais fotos :)


Shows com danças típicas acontecem a todo momento.

Se me perguntar qual gostei mais vai ficar difícil responder. Acho que terei que voltar e provar tudo de novo pra saber.


O Lomo saltado é um prato tradicional e popular do Peru, um salteado que normalmente combina tiras marinadas de lombo com cebola, tomate, batata frita e outros ingredientes. Normalmente é servido com arroz.

Os picarones são uma das sobremesas mais representativas da culinária peruana. Uma espécie de donuts feitos com abóbora e batata doce. No Peru encontramos muitas barraquinhas de rua vendendo esta delicia. Eu amei!!


O passeio dura 2h e você sai de lá com gostinho de quero mais. Só reserve com antecedência e desfrute da melhor culinária da América Latina.


Continue comigo e no próximo post vou falar sobre uma vinícola bem pertinho de São Paulo!!


Consulte os roteiros da Barbarela Turismo especialmente elaborados para os amantes de vinho e descubra este fascinante mundo do Enoturismo.


Acompanhe os posts da “Rota dos Vinhos” e se prepare para conhecer um pouco mais sobre Enoturismo, Gastronomia e muitas dicas.


Agora temos também nosso canal no Youtube - Rota dos Vinhos Enoturismo


Até a próxima!!!

Renata Serrano Barbarela Turismo – uma agência de viagem especializada em Enoturismo

Fones: (19) 3826-3440 e 98154-9440

65 visualizações0 comentário
bottom of page